Histórico Institucional

A Vocação para a Formação de Professores.

A história da Associação de ensino São Judas Tadeu está interligada ao desenvolvimento da Educação no Rio de Janeiro e reflete, em grande medida, uma vocação pedagógica.

Tendo seu colégio fundado pelo professor Geraldo Santana no ano de 1955, a instituição foi de uma geração de escolas e institutos de educação pioneiras na adoção do currículo normal de primeiro e segundo ciclo, de acordo com as diretrizes propostas na Lei Orgânica do Ensino Normal, promulgada em 2 de janeiro de 1946.

news01O oferecimento de um curso de formação de professores, nesse período, por uma instituição privada situada na zona suburbana do Rio de Janeiro refletia a crença de seu fundador no desenvolvimento da Educação como motor do desenvolvimento nacional, crença que seria confirmada anos mais tarde em entrevista concedida a edição de domingo do diário de Notícias onde, citando Getúlio Vargas, anuncia: “Educação é questão de salvação nacional”.  Os cursos promovidos pelo colégio foram o primeiro passo para, em 1972, ser criada a Faculdade de Educação  e Letras São Judas Tadeu. O curso de Licenciatura em Pedagogia foi autorizado a funcionar através do Decreto 73.536 de 23/01/1974, para oferecer as habilitações: Administração Escolar, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Tecnologia Educacional, com 80 vagas anuais, em 2 turmas de 40 alunos, no turno da noite.  Além disso, continuava sendo ofertada a formação do magistério em nível de 2º grau, atendendo as diretrizes da Lei n.º 5.692/71.

news02

Além disso, o fundador destacava a necessidade de uma formação de professores conectada à realidade prática da função educativa, a excelência profissional e a promoção social dos egressos da instituição. A formação de profissionais sérios e competentes que tenham realmente condições de competir no mercado de trabalho é o objetivo que norteou a criação da Faculdade de Educação e Letras da Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, criada por recente decreto presidencial e que realizará seu primeiro vestibular em Fevereiro do próximo ano para 236 vagas.

A inauguração da faculdade foi acompanhada pela comunidade local sendo realizada uma cerimonia pública de benção das novas instalações, considerada pelo professor Geraldo Santana como reflexo de uma racionalidade urbana que deveria privilegiar a construção de campus universitários verticais.

Atualmente, seguindo o caminho trilhado no campo da educação, a Faculdade São Judas Tadeu oferece o curso de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Tecnólogo de Recursos Humanos e Tecnólogo em Marketing. Em vista das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Graduação na área, instituída pela Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, passou a conferir o título de Licenciado em Pedagogia, com formação inicial para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A Renovação de Reconhecimento de Curso data de 21/12/2012, pela Portaria 286, publicada no D.O em 27/12/2012.

A Faculdade e o Colégio São Judas Tadeu continuam comprometidos com o desenvolvimento educacional da cidade do Rio de Janeiro por meio da formação inicial e continuada de professores.

historia02